Atendimento

Quando pensamos na Floresta Amazônica, a primeira coisa que nos vem a cabeça é a grandiosidade, diversidade, riqueza natural e exuberância desta floresta.


Quando pensamos na Floresta Amazônica, a primeira coisa que nos vem a cabeça é a grandiosidade, diversidade, riqueza natural e exuberância desta floresta, que possui aproximadamente 5,5 milhões de km². Ocupa metade do território nacional (cerca de 49,29%), o que corresponde a Amazônia Legal.

Engana-se quem pensa que a Floresta Amazônica se limita ou abrange apenas o território brasileiro. Outros oito países também abrigam um pouco deste bioma tão complexo, como: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Venezuela e Suriname. Sendo 60% do Brasil e 40% pertencendo aos demais países.

Estima-se que a sua massa verde libere mais ou menos 6,5 a 7 trilhões de toneladas de água anualmente na atmosfera, pelo processo de evaporação. O clima predominante na Floresta Amazônica é o equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador, com temperatura(s) variando entre 26ºC e 34ºC ao longo do ano. As chuvas são frequentes, com médias de precipitação de 1600 mm a 1800 mm anuais, e esta média pode ultrapassar os 3000 mm no período chuvoso, que dura em média seis meses.


ORio Amazonas é considerado o maior rio do mundo; em extensão e volume d'água (sendo considerada a maior bacia hidrográfica do mundo). E têm como seus principais afluentes o Rio Tapajós, Rio Negro e Madeira. Muita gente acha que o Rio Amazonas nasce no Brasil, quando na realidade ele nasce na porção peruana da Cordilheira dos Andes, no Lago Lauri ou Lauricocha. Assim como a Floresta Amazônica, o Rio Amazonas estende-se pelos mesmos oito países, além do Brasil. Com a chegada do período chuvoso nesta região, que começa em meados de Novembro e vai até Maio; o Rio Amazonas mais do que triplica em volume d'água e extensão: Na estação seca, em média, apresenta 111.000 km² de superfície, enquanto que no período chuvoso pode chegar até 350.000 km² de superfície.

O Rico Ecossistema Amazônico

A Amazônia é constituída por um ecossistema bastante abrangente, contendo, por exemplo, Matas de igapós, Igarapés, Campinarana, Matas de várzea e Matas de terra firme. Sobre o solo Amazônico é importante destacar que, pelo fato de ser uma floresta muito densa e com a copa das árvores muito altas e abundantes, torna-se quase impossível a entrada de luz solar. Logo, a fauna e a flora deste ecossistema passaram por um longo processo evolutivo e adaptativo. Forma-se também no solo, uma camada de decomposição de animais mortos, folhas, galhos e outros, que são transformados em nutrientes, e que colaboram para a exuberância e diversidade das espécies vegetais desta região.








Fonte: Rajá Frutas

Copyright 2012 - Rajá Frutas - Todos os direitos reservados Bredi - Criação web sob medida